segunda-feira, 1 de março de 2010

Nous Sommes Tous des Immigrés

. . Por Caio Moretto, com 10 comentários

Logo_600_800_24clEscrevo este post no calor morno do acontecimento. O dia acabou, mas os desdobramentos ainda não vieram. A imprensa ainda mal teve tempo ou vontade política de comentar. Mas hoje, dia 1 de março de 2010, aconteceu na França O Dia Sem Imigrantes (“La journée sans immigrés”).

A idéia é simples e arriscada: fazer-se notar pela ausência.

Todos os imigrantes aderentes à causa pararam de trabalhar e de consumir por 24 horas. Qual foi a força do movimento? Qual será a repercussão? Ainda é difícil medir.

Em 2004 foi lançado o filme A Day Without A Mexican, uma ficção um tanto esquisita cuja trama é o desaparecimento de repentino de todos os mexicanos dos Estados Unidos.

Em 2006 a vida imita a arte e ocorre nos Estados Unidos da América, no dia 1 de maio, o Great American Boycott ou El Gran Paro Americano, o primeiro Day Without An Immigrant (dia sem um imigrante).

A manifestação de hoje teve um grande azar estratégico. Marcada há alguns meses para a data, ela terá que dividir a atenção da imprensa e da população francesa com uma catástrofe climática. Ontem uma tempesatade arrasou o oeste francês e, sem distinguir imigrantes de não imigrantes, deixou um trágico rastro. Contra um inimigo maior todos se unem?

Enfim…

Separei um vídeo de Chevallier et Laspalles, dois dos melhores comediantes que eu já vi, fazendo uma grande sátira ao racismo e à xenofobia.

Como você pode reparar, o vídeo está em francês. Caso você não tenha achado a menor graça por falta de tradução, vou contar apenas o final:

- É como o direito de voto aos estrangeiros. Eu não sou contra, desde que eles votem como eu.

- E você vota em quem?

- Naqueles que não dão direito de voto aos estrangeiros.

Em maio de 1968, gritavam “Nous sommes tous Juifs allemands” (Somos todos judeus alemães). O Post termina como uma introdução à discussão que acompanharemos nos próximos dias com o novo slogan da solidariedade: “Nous sommes tous des immigrés”.

Somos todos imigrantes.

24897_340475742578_607927578_3623750_866107_n

10 palpites:

Gostei da temática, da escrita e forma do Post. O que mais gostei e o que tenho tentado pensar é fugir um pouco da temática que parece básica de arte e cultura como produto artístico enviesado naquelas leis maiores que um de nossos indigestos nos escreveu. Penso que trabalhar com arte e CULTURA é poder ter um campo aberto de temática possíveis para análise e crítica. Assim como seu, vejo que outro indigesto começou uma caminhada a essa discussão que se insere na temática do futebol, mas ainda com um pé na fotografia; o que não deixa de ser interessante.

Até!

Gostei muuuuuuuito do formato do Post, o caminho de mesclar imagens, vídeos e extrapolá-los nos comentários, tem sido muito legal e, ao meu ver, o melhor caminho! O diálogo do vídeo francês é sensacional, uma xenofobia que nós, brasileiros do Brasil, muitas vezes nem temos ideia!

Abraços Caião!

Não consegui deixar meu post aqui ontem mas vou tentar de novo.

Adorei a nova cara do blog e o post sobre os sem-papéis é mto bom! O bixo ta pegando na França com esse assunto, mesmo se a mídia não explora muito e nem divulga que há uma greve de mais de quatro meses dos trabalhadores sem-papéis.

Como contribuição para o debate, aí vai o link de um mini-documentário sobre esses trabalhadores em greve:

http://www.liberation.fr/economie/06011700-on-bosse-ici-on-vit-ici-on-reste-ici

(detalhe para os comentários dos leitores do jornal no final do artigo.. muito me lembra certos comentários que vemos tb no site da folha.. é, o contexto muda, mas o racismo e a xenofobia continuam lá!)

Até mais,
Natália.

Nao consegui comentar logo que li, agora vai.
Primeiro nos veio com um video de um palhaço russo, agora com um comediante frances... esta quase la, Caiao, uma hora voce acerta! rs
Brincadeiras a parte, junto com os dois ultimos posts do Thi, seus dois ultimos tambem foram sensacionais, Caiao!
A costa norte da Espanha estava em alerta desde a semana passada, em San Sebastian tudo fechou no ultimo fim de semana, mas nada alem das chuvas normais aconteceram. Os estragos ficaram para a França. Seu post teve o cuidado de lembrar esta infeliz casualidade, e começou quase que tateando incertamente uma tematica tao espinhosa quanto essa. As vezes, o "ser estrangeiro" parece carregar uma aura quase magica, romantica, no entanto, outra face disso, o "ser imigrante" tem uma vivencia bastante diferente...

Este comentário foi removido pelo autor.

Caio! Gostei demais do blog, o novo layout ficou muito bom e todos os botões que eu apertei funcionaram...rs Só pra colocar um pouco mais de pimenta nesse tema já um cado apimentado, vai aí um vídeo sobre o filme "On bosse ici! On vit ici! On reste ici!" : http://www.youtube.com/watch?v=wzBJrthVTJs&feature=pla

Je t'embrasse.
Tainá

Enquanto um imigrante nesse blog, eu só queria ter o direito de dizer que eles está foda! Parabéns a todos curti demais

Só para constar que achei os comentários que vocês escreveram para este Post foram sensacionais!

Posts sensacionais levam a isso!

se é só pra puxar o saco eu também puxo.

smac

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos