domingo, 15 de novembro de 2009

Recomendamos!

. . Por Mistura Indigesta, com 1 commentário

Indigestos leitores,

Como se sabe, o Mistura Indigesta é uma produção independente, que busca através dessa ferramenta típica do século XXI, o blog, a expressão de algumas ideias, que por vezes são tratadas com menosprezo ou superficialidade por boa parte dos meios de comunicação.

Os Links que se seguem a seguir -em geral também independentes - são achados da internet, sites de amigos ou simplesmente páginas que nossos Indigestos consideram interessantes a ponto de recomendarmos a leitura.

Se você possui um blog independente ou tem alguma indicação, entre em contato conosco clicando aqui ou pelo misturaindigesta@gmail.com.

Que os blogs, independentes ou não, possam fortalecer essa ferramenta que cresce a cada dia, muitas vezes sem qualidade ou senso crítico.

---

Segue alguns da lista e breves descrições abaixo:

A Casa de Vidro - Eduardo Carli de Moraes é jornalista, conforme a descrição de seu perfil, não o conhecemos, no entanto, tem textos interessantes que misturam muitos assuntos, como os nossos. É uma recomendação de Rodrigo Lobo, com Nada Direito, que aparece abaixo.

Abracadabra - Um trabalho muito interessante, de uma autora que sequer conhecemos pessoalmente. Há, neste blog, LPs dos mais diversos, em gerais dás décadas de 1960/70, do gênero MPB. Todos incrivelmente disponíveis para download gratuito, com excelente qualidade de gravação. Muito obrigado!

Acid Life - Blog pessoal de um de nossos indigestos: Fernando Mekaru. Não espere palavras de afago e carinho. O olhar ácido para o mundo e humor refinados que nos levaram a sua "contratação" são componentes marcantes no blog.

Anarcofagia - Humor ácido, críticas polêmicas, contos e poesias. Uma desses achados que o twitter nos trouxe. Não conhecemos os autores dos 4 bons blogs que integram a coletânea, mas o humor de qualidade, aliado a discussões mais profundas, sempre será bem vindo.

Batata Sem Umbigo - Quem conhece o Batata, muitas vezes não o leva a sério. É um erro. Batata é um grande artista, um dos integrantes do Coletivo Miséria e, em seu blog pessoal, solta o verbo e o desenho, com quadrinhos, contos, artes plásticas. E mais: ele não tem umbigo!

Beco Livre - Um grupo de amigos da faculdade se juntam pra escrever um blog. Não, não é o Mistura Indigesta, mas poderia ser mesmo. Beco Livre é mais antigo que o MI, porém, é feito por bixos nossos da faculdade. Cá entre nós, não é provincianismo: os meninos mandam muuuito bem!

Bom Dia Vermes - Quem disse que designer não faz arte? E quem disse que designer não tem ideias sobre o mundo? Daniel Sousa talvez seja o melhor representante da classe para provar o contrário. Entre e surpreenda-se com o mau-humor de seus textos intercalado com um portifólio artístico incrível.

Caleidoscópio Humano - Heloisa Pisani, ou Helô(uca), segunda ela mesma, só faz monstrar o quanto é difícil resumir as pessoas em perfis, com poucas palavras. Recorremos então a forma como ela própria se apresenta: "Fotógrafa de casais, criadora de trepadeiras, observadora de orvalho e curandeirinha". Encontramos em seu blog textos de viagem, refleões diárias, quase fotografias que ela pinta com as palavras. Tudo apresentado com poesia e lirismo delicados.

Cão Uivador - Dizem que cão que ladra não morde. Pode até ser, mas o Cão Uivador não para de latir. Seu alvo principal é a política nacional, mas seu jornalismo faz com que seu latido atinja também outras áreas.

Classe Média Way of Life - A tendência é se identificar. A linguagem irreverente e crítica consegue atingir justamente o nicho que mais se acredita como portador da verdade na sociedade brasileira: a classe média. Muito bem escrito, por sinal.

Ciência e Tecnologia em Foco - Sítio experimental com as reportagens de Cristiane Paião, que é formada em Ciências Sociais pela Unicamp e trabalha como repórter da revista eletrônica ComCiência, mantida pelo Labjor/ Unicamp e pela SBPC. Com matérias sobre diferentes temáticas, abordando questões também distintas, mas sempre com reflexões importanttes, o espaço é um excelente exemplo do desafio que é fazer jornalismo na internet!

Crancópolis - Mais um do Coletivo Miséria, João da Silva. Apesar de seu nome, João da Silva não pensa comum. Com seus traços provocativos, desenha Crancópolis, uma cidade a beira do caos, como outra qualquer. Quantas Crancópolis não temos em cada esquina! Visite-a.

cOmportamento gEral - Daniel Gorte-Dalmoro é outro sujeito, no mínimo, pra não perder o trocadilho, suficientemente indigesto. Versátil talvez seja uma boa palavra para tentar resumir, sem sufocar tanto, a habilidade dele com a escrita. Ele caminha por diferentes áreas do conhecimento, escrevendo sobre política, leis, em momentos de profunda acidez, até o lirismo de questionamentos sobre pequeninas coisas de nossa rotina.

Derrocada - "Eu tenho ódio e amor na mesma medida. Sonhos inversos aos que nos mostram. Atitude e resignação que precedem a violência. Carinho por todos e por ninguém. E isso não me basta. (...) Eu tenho ódio e amor na mesma medida. Sonhos inversos aos que nos mostram. Atitude e resignação que precedem a violência. Carinho por todos e por ninguém. E isso não me basta. Já não tenho medo da morte.
Expanda-se, exploda-se, anarquize-se, agora-se."
Quem acreditava que ele se tinha ido, não se engane, ele continua por aqui, por aí: Zhux!


DocVerdade - Pra quem gosta de documentário lado B de alta qualidade, é um deleite. Com atualizações semanais, o DocVerdade disponibiliza os links para download de deiversas películas, em geral recheadas por críticas sociais e contestações. Excelente prestador de serviços!

Eleve-se - Literatura de boa qualidade, doce sem ser melosa, reflexiva sem perder a poética. Giulia Gambassi possui em seu blog excertos de uma vida, muitas vezes existencial. Mas não pense que ela apenas escreve, é também uma ótima cantora.

Eu passarin - Jefferson Vasques é um poeta grande e, sem dúvida alguma, um enorme poeta. "Eis que aqui estão/ atravancando o meu caminho/ eles passarão/ eu passarinho", de Mário Quintana, como subtítulo, é mais que um convite pra se embrenhar nas poesias de seu blog.

Isto me faz bem - Dizer que seu Luiz é culto, escreve bem e entende de música como poucos, seria, ainda assim, limitá-lo. Porque apenas quem conviveu com ele sabe o tamanho do ser humano dentro dele. Além de seu ativismo contra a discriminação homossexual, o blog ainda carrega ótimas dicas de leitura, música, intimidades do autor e textos autorais. Enfim, tudo aquilo, que para Luiz, faz bem.

Liniers: Cosas que te pasansi estás vivo - É possível não gostar de Liniers? Só mesmo não sendo vivo, não tendo sentimentos. O número de comentários a cada postagem já nos indica: dispensa apresentações. Tenha um dicionário de espanhol a mão.

Marana Borges - "Minha casa era uma bicicleta. Até que eu amarrei cestos em volta para levar todos meus passageiros"; "Menina tinha saudade do mundo todinho, se agarrava em suas entrelinhas"; "Eu vivo na metáfora pois senão palavra bruta, palavra é muda". Além de Aforismos, Ensaios, Relatos Breves e em Capítulos, e também Poemas, tudo por Marana Borges.

Meus devaneios pelos Quadrinhos - Era uma vez um garoto que fazia desenhos nos cadernos durantes as aulas. Bem, o menino já grandinho agora, tem barba até. Tornou-se crítico, muito crítico, aliou o lirismo que tentava esconder e, por fim, além de poesias, críticas e outros textos, olha só, mesmo com o aparente fim das aulas, continuou fazendo desenhos, ilustrações e quadrinhos! Este é o blog do nosso galã, o Fabinho, também conhecido por aí afora como Fábio Accardo de Freitas.

Mifocronicas - Apesar de nunca ter publicado um livro, Luis Fernando Mifô jura que é um escritor oriundo do sertão paraibano, que hoje escreve no blog Mifocronicas. Em suas próprias palavras, "escritor de verdade tem que ser meio parnasiano". Nos descobriu por acaso, maravilhas da internet, e, agora, nós descobrimos ele.

MulheR Alternativa - Surgiu da fusão de vários outros blogs que a autora, Mari Moscou, mantinha sobre os mais variados assuntos. Antigamente, ela mantinha diferentes blogs, um sobre cada assunto. Depois de conversar com leitores, terapeuta, familiares, amigos, amigas, tuiteiros e afins, ela decidiu que era mais coerente (e afinal de contas muito mais divertido existir UM blog que falasse de política, sexo, cozinha, viagens, arte... Pra quem não é senso comum...

Nada Direito - Rodrigo Gomes Lobo é cheio de trocadilhos, por exemplo, apostamos: "ele não faz Nada Direito". Como palpiteiros de plantão, digamos, também, que o blog é a sua contradição, pois muito bem feito é, ou melhor, vem sendo construído ao longo dos últimos meses. Poesia já sabemos que ele faz muito bem.

Natimorto - Máquina de escrever. No blog de Aline Zouvi, a poesia, sobretudo a poesia, está ali, mais do que nunca, para não perder o trocadilho, viva. Melancolia, depressão, pessimismo, às vezes, um pouco, claro, mas reduções ou resumos são sempre injustos. É poesia.

Nowhere Land - Você gosta de The Beatles? Não? Então... tchau! Porque se nós gostamos, ele gosta mais, sem dúvida. Felipe Bier é amigo, ex-parceiro de turma e músico. Em sua página, encontramos poesias recheadas de fotografias, imagens, quadros, ou simples cartazes de filmes que servem de plano para a escrita. Excelente!

Página Internacional - Espaço coordenado por internacionalistas com o objetivo de oferecer uma visão de estudantes da área sobre assuntos importantes do mundo, que afetam a vida das pessoas, mesmo que elas não percebam. O público-alvo são profisisonais das Relações Internacionais e também pessoas que não sejam necessariamente da área, mas que queiram se informar, discutir e saber o que internacionalistas pensam do mundo e como o vêem.

Pagode do Souza - O Pagode do Souza é uma roda de samba de amadores (os que fazem por amor) profanamente realizada toda segunda-feira, começando em horário próximo às 22:31h e terminando em horário completamente indeterminável.

Pangéia - Pedro Couto é aficcionado por Bob Dylan, mas não limita-se a isso. É um music-man ambulante, que intercala seu conhecimento jornalístico ao refinado gosto musical. Além disso é um descobridor de talentos youtubeanos, uma ótima pessoa para se ler e tomar uma cervejinha.

Playlist Pessoal - Como o próprio nome já diz, o autor disponibiliza para Download centenas de CDs e músicas que integram seu repertório auditivo pessoal. Mais legal ainda são as coletâneas com misturas temáticas - e perfeitamente idigestíveis - organizadas voluntariosamente pelo autor do Blog. Música e Playlist de ótima qualidade.

Revista Miséria - Sucesso total no submundo do mundo, o Coletivo Miséria reúne Batata, João da Silva e Ricardo Flóqui em quadrinhos cuja temática, título da revista, extrapola a questão material. Ao lê-los, cada um se descobre um pouco miserável. Esteja preparado para tapas na cara em forma de quadrinhos.

Ricardo Flóqui - Completando a tríade Miserável, Ricardo Flóqui tem traços refinados e habilidades em desenhar perspectivas. Tem em seus quadrinhos muita influência das Ciências Sociais e roteiros hollywoodianos. Não perca.

Sessão - Gabriel Barcelos se propôs inicialmente a escrever uma mescla de crônicas literárias e críticas de cinema, quando apareceu seu prsonagem Silas. Porém, não se restringiu, também posta sobre a democratização dos meios de comunicação e a luta dos movimentos sociais, sem esquecer de outras idéias e textos que conosco compartilha.

Si-nestesia - Textos e fotografias de Bruna La Serra: capricorniana com ascendente em peixes e lua em áries. Antropóloga e fotógrafa, ama fotografia, moda, arte e literatura.

Sintonia - Mais um site com diversos CDs disponíveis para download, mas, se visitá-lo, não pare por aí. Informações variadas sobre cantores e conjuntos, bem como histórias dos bastidores da música e áudios pra lá de raros. Destaque especial sobre os artigos e musicais disponíveis sobre a música baiana. Vale a pena entrar em sintonia com esse blog.

Tributo aos Laços - Prepare-se para entrar no universo da Viva blogueira, que delineia com sensibilidade artística seu universo íntimo e misterioso. Por laços e entrelaços, textos, contos,
divagações. Tributos de uma vida.

Um dia ainda viro Cartunista - Ironia da Didi, que cartunista já é, pois com tirinhas diversas e quadrinhos de viagem aborda diferentes temáticas, passando pelo cotidiano de maneira sutil mas precisa.

Uma música para salvar o dia - Julia é uma daquelas poucas pessoas que falam e todos param - ou deveriam parar - para ouvir. E agora ela vai falar sobre o que todos ouvem. Isso porque ela e mais cinco amigos ousaram-se a falar de música. Que o sexteto tenham vida longa, pois o que não faltam são dias para serem salvos!


"Na antiguidade greco-romana o "eu" não é apenas um assunto sobre o qual escrever, pelo contrário, a escrita de si contribui especificamente para a formação de si (...) todas as formas de askêsis, ou seja, do treino de si por si mesmo, focado à arte de viver (abstinências, meditações, exames de consciência, memorizações, silêncio e escuta do outro), a escrita - para si e para o outro - associada ao exercício do pensamento, também sobre si mesmo, e quem sabe sobre o mundo, principalmente, com citações , reflexões, (...), constituíam um material para ler, reler, meditar e conversar consigo mesmo e com os outros." (Klinger, 2007, Escritas de Si e Escritas do Outro, citando Foucault, com grifos nossos: p. 27-28 - não inclui a parte sem itálico e sublinhado). Parece que podemos falar não só de Antiguidade, pois Stella Polaris e Sydnei Melo nos dão bons exemplos atuais!


Boa Leitura!
Equipe Mistura Indigesta

1 palpites:

O Formigueiro Comunista mudou para Anarcofagia.com .

Inclusive este link lhes pode ser interessante.

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos