sexta-feira, 27 de maio de 2011

Olhos insuficientes

. . Por Caio Moretto, com 1 commentário

O FBI, o filé mignon da polícia americana, aquele grupo de policiais, especialistas e atores de Holywood, que tem acesso a praticamente qualquer informação ou método controverso graças ao Patriot Act, está pedindo ajuda.

A instituição divulgou recentemente na internet duas cartas encontradas no bolso de vítimas assassinadas que contém códigos não decifrados.

Não sei se o código será solucionado. A carta testamento do pirata La Buse continua indecifrada até hoje, apesar de seu código parecer simples. Há ainda a possibilidade cética de não haver lógica alguma nas letras aleatórias das cartas e a possibilidade hollywoodiana de ser um inusitado processo seletivo para o CSI.

De qualquer forma, eis uma questão interessante para qualquer campo de conhecimento: vale mais ter um time de especialistas ou informação aberta?

A Lei de Linus, formulada pelo hacker Eric S. Raymond é a base do Linux (aquele sistema operacional gratuito desenvolvido a mil mãos e que dificilmente trava ou pega vírus) e responde à questão da seguinte maneira: “Given enough eyeballs, all bugs are shallow”. Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais.

O dream team da polícia está pedindo mais olhos.

---

Quer tentar?


1 palpites:

Ótima ligação!

Espero que essas cartas não queiram dizer nada, mas apenas demonstrar a incongruência do FBI/política de proteção aos softwares pagos norteamericana.

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos