O FBI, o filé mignon da polícia americana, aquele grupo de policiais, especialistas e atores de Holywood, que tem acesso a praticamente qualquer informação ou método controverso graças ao Patriot Act, está pedindo ajuda.
A instituição divulgou recentemente na internet duas cartas encontradas no bolso de vítimas assassinadas que contém códigos não decifrados.
Não sei se o código será solucionado. A carta testamento do pirata La Buse continua indecifrada até hoje, apesar de seu código parecer simples. Há ainda a possibilidade cética de não haver lógica alguma nas letras aleatórias das cartas e a possibilidade hollywoodiana de ser um inusitado processo seletivo para o CSI.
De qualquer forma, eis uma questão interessante para qualquer campo de conhecimento: vale mais ter um time de especialistas ou informação aberta?
A Lei de Linus, formulada pelo hacker Eric S. Raymond é a base do Linux (aquele sistema operacional gratuito desenvolvido a mil mãos e que dificilmente trava ou pega vírus) e responde à questão da seguinte maneira: “Given enough eyeballs, all bugs are shallow”. Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais.
O dream team da polícia está pedindo mais olhos.
---
Quer tentar?
1 palpites:
Ótima ligação!
Espero que essas cartas não queiram dizer nada, mas apenas demonstrar a incongruência do FBI/política de proteção aos softwares pagos norteamericana.
Postar um comentário