sábado, 27 de agosto de 2011

Chamam-na educação. E não é.

. . Por Caio Moretto, com 5 comentários

As manifestações estudantis chilenas já duram mais de três meses. Os estudantes reivindicam uma educação pública, gratuita e de qualidade. Quando a repressão começou a ficar mais violenta, professores e um grande número dos pais desses alunos se uniram em apoio aos jovens. Há alguns dias os trabalhadores entraram em greve geral (não sem suas bandeiras particulares, tudo bem, mas) ao lado dos manifestantes e a situação anda bem tensa. Nessa sexta-feira, atingido por uma bala perdida (ponto que a mídia tem focado bastante) morreu um garoto de 16 anos, Manuel Gutiérrez Reinoso.

A notícia me pegou meio de surpresa. Tentei continuar com o que estava fazendo e até escrevi outro texto, mas não consegui publicar. Um poema de Brecht não me deixava.

Palavra inocente é tolice.
Uma testa sem rugas indica insensibilidade.
Aquele que ri apenas não recebeu ainda
A terrível notícia.

Há momentos em que não é possível seguir adiante. A ruga é necessária, nem que seja apenas para lembrança, para garantir que não perdi a sensibilidade.

Que tempos são esses, em que
Falar de árvores é quase um crime
Pois implica silenciar sobre tantas barbaridades?

Não acho que seja necessário ser sério, nem que seja proibida a poesia numa hora dessas. Muito pelo contrário, contra uma notícia dessas é válido tudo aquilo que me humaniza. Resolvi, então, me entregar ao assunto. Li e reuni as matérias que encontrei. Uma me chamou a atenção: “Transição democrática no Chile ainda não foi completada” escreveu o Financial Times. De fato não foi. Assim como a norte-americana e a brasileira. Não acredito que nenhuma transição democrática tenha sido completada. Chamam-na democracia e não é. Democracia é um conceito bastante elástico. Seu significado depende do quanto exigimos dele.

O que o Chile está exigindo de sua democracia?

O que preocupa um garoto de 16 anos?

---

* Trechos do poema Aos que deverão nascer, de Bertolt Brecht.

5 palpites:

La marcha de los niños http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Sh52UDL2j4k

Só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca.
(Darcy Ribeiro)

beijos, Lais

http://www.youtube.com/watch?v=zMKqKruzZro

daonde surge a proposta de tema dos textos?

Igor, os temas aqui são livres; surgem do incômodo e do encantamento de cada um de nós com o mundo.

Pq vc pergunta? Quer sugerir algum tema?

Abraços!

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos