sábado, 29 de maio de 2010

Divulgando - Festival Internacional da Leitura de Campinas

. . Por Thiago Aoki, com 0 comentários


Acontece, a partir de hoje, o 2° Festival Internacional da Leitura de Campinas (FILC). Nós que, por vezes, criticamos a apatia cultural campineira, inadimissível por seu tamanho e estrutura, temos que reconhecer quão interessante se faz esta proposta. O evento, parecido até no nome com a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), ainda não possui tal dimensão, porém caminha, a passos largos para se tornar referência nos bastidores da literatura nacional.

Este ano, a programação conta com grandes nomes da literatura contemporânea. Só para citar alguns:

Thiago de Mello - Um dos principais poetas brasileiro do século XX, autor do magnífico "Estatutos do Homem", dedicado a Carlos Heitor Cony e escrito durante exílio no Chile, em 1964, onde teve Pablo Neruda como seu principal amigo. Talvez um pouco desconhecido por seu regionalismo, por sua raiz amazonense, que o tirou dos grandes centros cooptados pela indústria cultural brasileira.

Rubem Alves - Apesar de nascido em Minas, Rubem Alves é considerado o grande expoente campineiro na filosofia e educação. Sua fala, que este blogueiro teve oportunidade de ouvir algumas vezes, é um deleite, assim como suas crônicas e pensamentos. Seus temas prediletos são educação, tempo, envelhecimento, literatura, arte. Deu pra entender já né?

Gabriela Leite - Ex-prostituta, acabou se tornando socióloga pela USP. Talvez ali tenha percebido que sua antiga profissão não fosse assim tão imoral se comparada aos autos da academia. É fundadora da ONG Davida, que defende os direitos das prostitutas e idealizadora da Daspu, grife desenvolvida por garotas de programa.

Allan Sieber - Grande acerto em colocar os quadrinistas como parte integrante da produção literária . Dos contemporâneos, Sieber é um dos melhores e mais inovadores. Integrante do politicamente incorreto compartilhado por seu amigo André Dhamer, Sieber hoje escreve tiras para a Folha de são Paulo e possui o Blog "Allan Sieber Talk to Himself Show".

Vamos parar por aqui pra não ficar tão longa a postagem. Mas além de todos os convidados, o Festival terá como autora homenageada a grandiosa, imensa, Hilda Hilst. Por fim, diversos show e intervenções culturais ocorrerão durante as mesas e palestras. Para começar bem, a abertura oficial será hoje (29/05) à noite, com, nada mais nada menos que, Luiz Melodia e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, imperdível.

Os eventos ocorrerão em três pontos da cidade: SESC, Lago do Rosário e Estação Guanabara.

Para maiores e melhores informações, consultem o site oficial, com a programação completa.
Mas, independente de tudo, mexa-se.

0 palpites:

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos