quarta-feira, 28 de abril de 2010

Andy Warhol I - Os dois lados da moeda

. . Por Caio Moretto, com 2 comentários

mistura_warhol_1

Por que parece certo dizer que Jota Quest é pop, mas o samba é popular (ao menos comparativamente)? O pop parece esconder um lado comercial, com um que de arte feita para o consumo.

Entre o diretor de arte e o artista, a publicidade e a arte, onde está Andy Warhol? Sua obra é uma crítica à sociedade de consumo ou é uma arte feita para ser consumida? É arte?

Há fumaça, mas reluz.

Engels observou que as nações possuem a classe dominante que merecem, e o mesmo é válido para Warhol, que devolvia à sociedade americana sua imagem refletida em toda sua glória fraturada.

A observação é de Philip Larratt-Smith, curador da exposição Andy Warhol – Mr. América, em entrevista consedida à Gisele Kato, da BRAVO!.

Warhol é a arte que evidencia o culto à marca e à fama.

Há fogo, mas não é ouro.

Warhol é também a busca desespero pela fama e pela criação de sua marca pessoal, o nome Andy Warhol.

most-wanted-men-no-12-frank-b-1964-c2a9-2009-andy-warhol-foundation-for-the-visual-arts-ars-ny-sava-buenos-aires image

Silk screen Most wanted men (homens mais procurados) ao lado da Print Screen do site da Interpol, que adicionou recentemente Paulo Maluf à lista de homens procurados.

A declaração de Andy à respeito da série Most Wanted Men é muito boa. Não anotei as palavras exatas, que estão expostas ao lado da peça no Mr. America, mas a mensagem era: eles venceram. Não importa se são criminosos. Eles conquistaram a fama e é melhor ser um criminoso bem sucedido do que ser ninguém.

Os dois lados da moeda

A sabedoria popular parece ter os dois lados da moeda, de forma que sempre haverá um ditado para negar o anterior.

Quando pensamos assim o conselho fica tão pessoal quanto popular. Os ditados viram uma linguagem por meio da qual nos expressamos.

A arte é pessoal e subjetiva, mas nunca é alheia ao contexto em que foi feita.

Mas o pop não é o popular.

O popular são os dois lados, a dialética e a constradição.

O pop é a moeda.

2 palpites:

Vou comentar nesse pra não ficar redundante rsss

Ficou gênio o Mistura Indigesta a la Andy Warhol! Gostei muito do artigo, conhecia pouco sobre ele, e adorei a analogia com o papa pop!

E aquela foto do John Lennon hein...

Abraços

Fala, Caião!
Gostei mais deste que do outro, tem muita informação naquele, muita imagem, muito colorido, aí fiquei meio zonzo, mas no fundo gostei também.
Acabei de ler uma reportagem (Folha de São Paulo, Ilustrada, 2 de maio de 2010) de hoje sobre a exposição do Warhol que está rolando na Estação Pinacoteca, no bairro da Luz em São Paulo, na região que ficou conhecida como "cracolândia".
É de refletir a respeito de uma exposição sobre Pop Arte ter sido montada numa região como aquela. O sujeito, na matéria, me pareceu explorar de um jeito meio estranho "o medo do perigo" que os visitantes tinham ao redor da exposição. De qualquer modo, achei interessante a proposta da exposição, do local, enfim, os contrastes.
Escreva sempre, Caião!

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos