quarta-feira, 11 de agosto de 2010

João Montanaro - Promessa e Bagunça

. . Por Thiago Aoki, com 2 comentários


Quantos anos você acha que tem o cartunista da charge acima? Pouco entendo, tecnicamente, de quadrinhos, mas acredito que qualquer um que não conheça João Montanaro, provavelmente não arriscaria poucos 14 anos. Quando um amigo me contou sobre tal quadrinista potencial, não acreditei. Isso mesmo, nascido em 1996, João já trabalha para a Revista Mad, Le Monde Diplomatique (de onde a charge foi retirada) e para a Folha de São Paulo.

Ainda com 12 anos, em entrevista para a revista "O Grito", o autor afirmou ter como leitura predileta "Assassinos da Rua Morgue", de Edgar Allan Poe e estar acabando de ler "Leite Derramado", de Chico Buarque. E ainda se divertia em contar que teve que assistir escondido do pai - o editor de livros Mario Montanaro - ao famoso Laranja Mecânica, de Stanley Kubrick.

O autor, considerado por diversos cartunistas como um fenômeno em seus traços e humor, lançou, neste dia 7 de agosto, seu primeiro livro, "Cócegas no Raciocínio", pela editora Garimpo. O título vem de uma frase do pouco conhecido Leon Eliachar, humorista egípcio, crescido no Rio de Janeiro, que certo dia afirmara: "humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros"

A fama de "garoto prodígio", longe de deslumbrar, atrapalha, mas não intimida o autor. "Isso me incomoda um pouco, o 'menino prodígio' é alguém que aparece e logo some", diz. "Apesar de ser óbvio, não gosto que falem tanto na minha idade porque tira o foco do trabalho. Mas vou ter de lidar com isso por um tempo ainda, né?". Entre os afazeres com blog, twitter e publicações, João gosta de assistir Bob Esponja, ler jornais, tocar guitarra e organizar seus LP's.

Nos quadrinhos, teve como principais influências os ótimos Angeli, Laerte, Adão, e os tradicionais herois da Marvel.

Que rumo tomará João, não se sabe, mas experimente conhecer seu blog e verá que é mais do que mero produto da indústria cultural e da sociedade do espetáculo. Claro que ainda tem muito o que caminhar, em forma e conteúdo, há inclusive quem diga que não deveria trabalhar com essa idade. Ainda assim, João é fruto de borbulhas de fervor nos quadrinhos nacionais e deve chegar para compor uma nova geração que promete. Mesmo que, com essa idade, espera-se de um garoto menos promessa e mais bagunça.

2 palpites:

adoro os traços dele! queria eu encontrar, aos 14 anos, um trabalho que me desse prazer e me rendesse elogios... jah q aos 22 nem trabalho tenho ainda rs

DESENHAR E CRIAR SITUAÇÕES ENGRAÇADAS NOS QUADRINHOS É LEVAR AOS LEITORES UM POUCO DO QUE REALMENTE ACONTECE NA VIDA REAL..APOSTO QUE O JOÃO MONTANARO CONCORDA COMIGO..DESENHAR REALMETE É PRAZEROSO..EU TAMBÉM DESENHO SEM O USO DO COMPUTADOR A ONZE ANOS..

    • + Lidos
    • Cardápio
    • Antigos